SACERDOTISA CORNELEND

Capítulo 10 - A DEUSA EM CRETA

Capítulo 10

A DEUSA EM CRETA


A história da civilização Minóica em Creta é uma das minhas favoritas... porque a sua localização na ilha permitiu-lhes evitar uma invasão directa pelos Kurgans, a sua sociedade demonstrou de muitas maneiras como as culturas pacíficas da Deusa podiam ter evoluído quando lhes foi permitido seguir por um caminho da sua própria escolha.

A primeira evidência de uma ocupação contínua em larga escala da ilha só aparece depois de meados de 6000 a. C., então obviamente, a população não era indígena, mas deve ter vindo de outro lugar. Os colonos originais chegaram muito provavelmente em jangadas. Nesse caso, as correntes predominantes no Mar Egeu indicam um ponto de origem em algum ponto da costa ocidental da Turquia. As correntes correm a uma velocidade de cerca de 1 nó, e a distância é de cerca de 200 milhas, por isso, eles podiam ter feito essa viagem em menos de 8 dias. 

 

Imagem 66 – Esquema das correntes no mar Egeu.


No início, por volta de 6000 a. C., encontramos assentamentos típicos do Neolítico em Creta, que se assemelham aos que foram encontrados na Turquia durante o mesmo período de tempo (ver Catal Hoyuk, etc). Por exemplo, as culturas agrícolas como o trigo, cevada e lentilhas estão em evidência, assim como a domesticação de ovelhas, cabras, porcos e gado.

Entre 6000 a. C. até cerca de 2800 a. C., a população de Creta parece não ter tido contacto com o mundo exterior e permaneceu no mesmo nível de desenvolvimento. Entretanto, por volta de 2800 a. C., começamos a ver evidências de comércio com as ilhas Cíclades, a Turquia ocidental e os Fenícios do Líbano, na forma de cerâmica e alguns objectos de cobre.

Por volta de 2600 a. C., começaram a chegar a Creta as técnicas de tecelagem e como fazer bronze... e a cada novo século, o contacto com as sociedades mais avançadas da região continuou a beneficiá-los. Entretanto, só a partir cerca de 2100 a. C., é que ocorreu uma grande revolução da tecnologia, e que realmente marcou o nascimento do que hoje conhecemos como a civilização Minoica.

A fim de compreender adequadamente esta grande revolução técnica, devemos ter um momento para considerar a situação geral no mar Egeu na época. Os estados ocidentais da Turquia e os Fenícios eram os poderes marítimos predominantes. Os Fenícios migraram provavelmente para o Líbano da Turquia, por volta de 4500 a. C. De facto, apesar de estarem cercados pelos Cananeus em três frontes, eles sempre permaneceram um grupo distintamente separado... e a sua sociedade tinha muitas semelhanças com as do oeste da Turquia, tais como as suas técnicas avançadas de construção naval, arquitectura, arte, etc.

O povo dos estados ocidentais da Turquia, os Fenícios e os Minóicos compartilhavam de uma filosofia pacífica baseada na Deusa, em 2100 a. C., eram conhecidos por terem laços culturais e amizades bem estabelecidas. Naquela época começou a invasão da Turquia pelos Hititas, bem como uma invasão da Fenícia pelos Amorreus. Escavações arqueológicas revelam que a ocupação da Fenícia cessou exactamente naquele tempo... e as suas grandes e prósperas cidades, como Tiro, Sidon e Byblos foram abandonadas subitamente.

Enquanto isso, exactamente naquele momento, grandes mudanças chegaram a Creta. Foram construídos grandes e belos palácios, como o de Knossos, que foi descoberto por Sir Arthur Evans no início do século XX. Os palácios Minóicos assemelham-se fortemente aos encontrados na Fenícia e no oeste da Turquia... eles apresentavam água quente e fria, sanitas, ventilação e iluminação, etc. Além disso, uma rede de estradas pavimentadas interligava as várias áreas da ilha, enquanto os canais e oleodutos transportavam água, para coisas como reservatórios e fontes. Existiam apartamentos para as pessoas comuns, bem como muitos tipos de especialidades e lojas de artesanato. 

 

Imagem 67 - Parte da reconstrução feita por Sir Arthur Evans. Este é o Bastião A da entrada norte, conhecido pelo fresco do Touro. Palácio de Cnossos, Creta.


Além do mais, apareceram também dois sistemas únicos de escrita neste momento. Um deles, conhecido como Linear A, tem uma incrível semelhança com outro roteiro daquele período de tempo, que mais tarde foi descoberto por Heinrich Schliemann nas ruínas de Tróia. O outro sistema de escrita é conhecido como hieróglifos Cretenses e também parece ter sido originado na Turquia. Infelizmente, ainda temos que decifrar todo o manuscrito.

 

Imagem 68 - Tableta inscrita em Linear A, palácio de Zakros, Museu Aqueológico de Sitia.

 

Imagem 69 - Selo em jaspe verde com hieróglifos Cretenses, 1800 a. C.

 

Algumas pistas adicionais podem ser encontradas no uso dos topos das montanhas e cavernas nos ritos religiosos Minóicos, bem como os seus costumes burocráticos distintamente próximos do Oriente Médio... todos os quais aparecem pela primeira vez em Creta neste momento. Essa evidência sugere que tanto os Turcos como os Fenícios, fugindo de uma invasão militar, migraram para Creta por volta de 2100 a. C... e trouxeram consigo uma tecnologia muito avançada, que se tornaria a base para a era de ouro da civilização Minóica.

Entre 2100 a. C. e 1500 a. C., os Minóoicos tornaram-se na maior nação marítima do Mediterrâneo oriental. Os seus mais variados produtos manufacturados, especialmente objectos de cerâmica e bronze, eram da mais alta qualidade... e através do comércio, eles acumularam vastas fortunas. Além disso, durante todo esse período de 600 anos, não há registos de que tivessem alguma participação em guerras.

A história dos Minóicos chegou a um fim abrupto e trágico por volta de 1500 a. C., quando uma ilha vulcânica próxima, conhecida como Thera, explodiu. A erupção de Thera foi uma das piores da história escrita. Thera ficou completamente destruída, e um maremoto massivo atingiu a costa norte de Creta, que teria destruído qualquer navio no porto na época. As cinzas vulcânicas caíram em Creta, e causaram perda de grande parte das suas culturas agrícolas.

A erupção de Thera, em conjunto com vários grandes terremotos, prejudicou gravemente a civilização Minóica. Além disso, os Gregos Micénicos, atraídos pela grande riqueza dos Minóicos, aproveitaram esses desastres naturais e lançaram uma invasão militar. Naquela época, os arqueólogos dizem-nos que os Minóicos parecem ter desaparecido completamente, deixando para trás belos palácios e cidades outrora prósperas.

Enquanto isso, em Tiro e Sídon, na Fenícia, as escavações revelam que por volta de 1450 a. C., ambas as cidades tornaram-se repovoadas permanentemente, e rapidamente tornaram-se vibrantes centros de comércio. Ainda outra pista chega-nos pelo seu sistema de escrita, conhecido como o abjad Fenício. Como Sir Arthur Evans foi rápido em notar, muitos dos símbolos no abjad Fenício eram quase idênticos aos usados nos hieróglifos Cretenses.

Quando confrontados com uma erupção vulcânica, terremotos e um ataque pelos Gregos Micénicos, os Minóicos poderiam ter tomado a decisão de migrar... poderiam então ter escolhido retornar aos mesmos lugares, os quais, os seus ancestrais tinham estreitos laços históricos? Parece provável que alguns dos Minóicos tenham-se mudado para os estados ocidentais da Turquia, enquanto outros, aparentemente voltaram para a Fenícia, tendo sido rapidamente incorporados numa potência comercial de classe mundial.

Se esta teoria estiver correcta, pode muito bem explicar porque, durante a guerra de Tróia, 1200 a. C., quando os estados ocidentais da Turquia e os seus aliados atacaram todas as cidades costeiras do leste do Mediterrâneo, houve uma excepção significativa... eles nunca atacaram as cidades Fenícias, embora estas fossem bastante ricas e não dispusessem de defesa pesada.

Olhando para trás, na era de ouro Minóico, vemos um povo cuja prosperidade não se baseava na conquista e na pilhagem, mas na indústria e no comércio... e que conseguiram evitar a guerra quase por completo. Embora os seus registos escritos ainda permaneçam indecifráveis, os muitos e belos frescos nos seus palácios falam-nos de um povo feliz, que desfrutava de uma vida boa. Não há uma descrição da guerra, nem de um monarca com aparência severa. De facto, as suas cidades incluíam poucas fortificações e nenhum depósito significativo de armas ou outros equipamentos militares jamais foi encontrado.

Sem excepção, os frescos Minóicos retratam a beleza do mundo natural. Pessoas e animais representados em cenários idílicos e pastorais. Predominam cores vivas e alegres. Não há muitas representações de divindades, no entanto, várias cenas mostram mulheres que parecem ser Sacerdotisas, como esta em baixo. 

 

Imagem 70 – Fresco Senhoras Azuis, palácio de Cnossos, 1600 a. C.

 

O nosso conhecimento das divindades Minóicas vem principalmente das representações nos cilindro-selos e das figuras encontradas perto de santuários intactos. Todas as divindades retratadas são do sexo feminino. Os arqueólogos continuam a debater se as várias imagens são meramente aspectos de uma Grande Deusa, ou se são, de facto, deidades separadas. As imagens são geralmente descritas como uma Deusa da fertilidade, uma Deusa da Terra, uma Deusa-Mãe, uma amante dos animais ou uma Deusa do lar, etc.

Foi encontrado no palácio de Cnossos num cilindro-selo com uma imagem que é especialmente interessante. Representa uma mulher de pé no topo de uma montanha, ladeada por dois leões. Claramente, esta foi a imagem, a qual passámos a associar a Grande Deusa-Mãe Cibele, tal como encontrada na Turquia.

Outro objecto simbólico interessante frequentemente encontrado em Creta é o labrys, ou machado de dois gumes. Quando retratados em murais, esses machados estão sempre na posse de mulheres, no que parece ser uma maneira cerimonial. Isto poderia ter sido uma marca da realeza, ou muito provavelmente que tivessem um significado religioso... por exemplo, como a representação da autoridade de uma Sacerdotisa para realizar sacrifícios, a fim de fornecer comida para uma comunidade. Pode-se notar que o labrys também foi utilizado como um símbolo religioso no Oriente Próximo, em particular, entre as Amazonas. 

 

Imagem 71 - Detalhe de ânfora decorada com machados e rosetas. As pegas aparecem-se como orelhas flanqueando labrys, que é um objecto simbólico da Deusa Cretense.


Imagem 72 - Selo com a representação de uma Deusa com chifres ladeada por grifos a serem amamentados. O arquétipo da Potnia é frequentemente encontrado na arte do oeste da Ásia, aqui a Deusa aparece como a Mãe dos Animais (e de criaturas fantásticas também). Nota para o machado duplo (labrys) entre os chifres.

 

É claro que os Minóicos tinham uma sociedade pacífica baseada no comércio, possuíam um nível avançado de tecnologia e arte, e uma religião que envolvia divindades femininas e clero. A sua civilização foi extremamente significativa, demonstrando que a violência e o patriarcado não foram necessariamente o resultado natural do aumento da população, ou dos ciúmes da riqueza material... em vez disso, estes estão ligados a um tipo de valores culturais fundamentalmente diferentes que chegaram com os Kurgans.


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